Localizada na divisa com o Estado de Minas Gerais, Miracema sediou, no dia 02/04, o 5º encontro do II Workshop Estadual do Marco de Ação de Hyogo
A Escola de Defesa Civil (ESDEC) realizou, no último dia 02, no Centro Cultural da Prefeitura de Miracema, mais um encontro do II Workshop Estadual do Marco de Ação de Hyogo, dessa vez, na REDEC Noroeste.
Além do Marco, foram discutidos temas como a campanha Cidades Resilientes da ONU, o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro e o Plano de Contingência da Família, experimento desenvolvido pela ESDEC e que será aplicado nas 42 comunidades contempladas com as Unidades de Proteção Comunitária (UPC) na Região Serrana.
- Nas últimas 5 semanas já convidamos 58 prefeituras para debater a prevenção de desastres e a preparação das comunidades frente aos eventos adversos, propondo novas metodologias e apresentando resultados concretos que a Defesa Civil estadual vêm obtendo através de ações realizadas no período de normalidade - afirmou o Ten Cel Paulo Renato Vaz, facilitador do workshop e diretor da ESDEC.
O 6º encontro será realizado no Centro Universitário Geraldo D´biase (UGB), em Volta Redonda, no próximo dia 10, às 9h, e estão sendo convidadas as 16 prefeituras da REDEC Sul.
Prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, abre o encontro. Da esq. p/ dir.: Maj Joelson, Cmt do 21º GBM - Itaperuna, Ten Cel Fabrício, REDEC Noroeste, Vereador Hugo Fernandes, Presidente da Câmara de Vereadores de Miracema, Ten Cel PM Borges, Cmt do 36º BPM - Stº. Antº. de Pádua, Ten Cel Paulo Renato e Cap Tostes, Secretário Municipal da Defesa Civil anfitriã.
Ten Cel Paulo Renato demonstrou a importância do trabalho na normalidade, antecipando-se aos desastres.
Foram convidadas as prefeituras de: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.
Prefeito Juedyr Orsay recebeu o manual de inscrição na campanha Cidades Resilientes da ONU do diretor da ESDEC.
|
Comentários