O sistema SISEMTE (Sistema de Envio de Mensagens de Texto Emergenciais) é gratuito
e tem por objetivo auxiliar a Secretaria de Estado de Defesa Civil no
envio de mensagem de texto SMS, permitindo uma comunicação rápida e
direta com a população, em áreas de risco, orientando, como também,
disseminando instruções quanto aos procedimentos que devem seguir no
caso de um desastre, permitindo executar de forma ágil os alertas.
Para isso é necessário que a população faça o cadastramento através do site http://www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br, o qual estará disponibilizado na WEB para livre acesso de todos os cidadãos.
Nesse sistema há os perfis: Administrador, Cidadão, Gestor e Operador:
Administrador:
Perfil administrador do sistema tem total acesso no SISEMTE, podendo
cadastrar usuários de níveis com maior restrição de acesso, como também,
outros usuários administradores. O administrador também não tem
limitações, quando ao utilizar o sistema, em relação à localidade que se
encontra, podendo enviar mensagem para qualquer localidade do estado.
Administrado pelo CEMADEN/RJ.
Gestor: Direcionado
aos administradores regionais, permitindo a este usuário a criação de
grupos, envio de mensagens, relatórios estatísticos, cadastro de
usuários com o perfil cidadão e operador, porém tais operações estão
limitadas as informações apenas da sua região. O gestor regional é a
COMDEC de cada município.
Operador:
Perfil destinado as pessoas que servirão de apoio ao gestor no envio de
mensagens. Este usuário poderá apenas enviar mensagens para localidades
da região em que for cadastrado, não podendo executar tarefas, como
criação de usuários ou criação de grupos de localidades. Para operar o
sistema será indicado pela COMDEC funcionários capacitados.
Cidadão:
Perfil que define o usuário que se beneficiará do SISEMTE. Ao se
cadastrar, fornecendo os dados pessoais e principalmente o código postal
(CEP) de sua localidade, possibilitará que o usuário seja identificado
pelo sistema quando disparado algum alerta SMS para a região registrada
no seu cadastro. É importante frisar que o sistema irá enviar as
mensagens de acordo com o registro do CEP nos Correios, logo é
necessário que o cidadão ao realizar o cadastro esteja como comprovante
de residência para diminuir a possibilidade de erro.
O
cadastramento pode ser feito por qualquer cidadão. Clique no link
abaixo e aprenda como se cadastrar para recebimento das mensagens de
Alerta por SMS de sua região.
O
cadastramento dos operadores deverá ser realizado pelo gestor municipal
de defesa civil. Clique no link abaixo para aprender como cadastrar
novos operadores.
O
vídeo abaixo irá orientar tanto os operadores como o gestores para a
correta utilização do sistema para envio de mensagens de alerta.
Caso
o gestor municipal ainda não tenha se cadastrado. Solicitamos que o
mesmo realize o cadastramento como cidadão e, em seguida, entre em
contato através do e-mail cemaden.adm@gmail,com, para alteração do
perfil de usuário.