Escavações irregulares aumentam riscos de deslizamentos na cidade

Em nosso município existem várias casas ameaçadas de desmoronamentos provocados por cortes irregulares de terrenos. Esta prática realizada por moradores sem as licenças técnicas da Prefeitura, além de ser ilegal e colocar a comunidade em situações de riscos, é a principal causa de deslizamentos no município.
Exigências: Conforme orienta o Departamento Municipal de Defesa Civil, para realizar cortes de terrenos em Miracema a Prefeitura precisa conceder uma autorização prévia. Entre outras exigências, o documento é obtido após a comprovação técnica da necessidade de realizar a movimentação de terras e uma rigorosa analise dos projetos de aterro/desaterro e contenção do talude, assinado por um responsável técnico pelas intervenções. Também é necessário apresentar a estimativa do volume de terra a ser retirada do local.
Em média, a Prefeitura recebe anualmente cerca de 15 pedidos para realizar cortes em taludes, isso é cerca de apenas 2% do que é encontrado pela cidade. Atualmente as liberações das licenças estão suspensas por causa do período chuvoso. Conforme estabelece o Código de Obras, Art. 306, a multa para quem for flagrado realizando o corte irregular de terrenos varia de 32 a 120 UFIR, tanto para o proprietário do terreno quanto para o dono da máquina. 
Todas as solicitações são analisadas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Obras e, em casos de movimentação de terras em áreas de riscos, o processo precisa ser analisado cuidadosamente.   
Serviço: Mais informações no Departamento Municipal de Defesa Civil pelo telefone (22) 3852-2225 ou 199, e na Secretaria Municipal de Obras (22) 3852-1028 ou (22) 3852-1895.