
Defesa Civil de Miracema alerta sobre cuidados com óleo na pista
A Defesa Civil de Miracema alerta quanto aos cuidados para
evitar acidentes em caso de derramamento de óleo na pista. Geralmente,
nesses casos, o apoio da Defesa Civil é solicitado pelo Corpo
de Bombeiros e/ou Policia Militar e também por munícipes, tendo em vista o risco iminente de
acidente no local, pois a via fica escorregadia.
Para acionar a Defesa Civil, os telefones são o 199 ou 3852-2225. A equipe trabalha em sistema de plantão.
Em decorrências das constantes ocorrências de derramamento de óleo na
pista, e da sua gravidade, podendo agravar mais com a demora no
atendimento, no sentido de sinalizar e espalhar a serragem no óleo, a
Defesa Civil mantém um estoque de pó de serragem,
guardado dentro de sacos, em local estratégico e de fácil remoção,
para deslocamento o mais urgente possível para o local das ocorrências.
“O pó de serragem espalhado na mancha ou poça de óleo serve para
secá-la, absorvendo o óleo”, explicou o Diretor da Defesa Civil.
Ele destacou que os derramamentos de óleo ocorrem mais nas curvas e
nas rotatórias, quando os veículos fazem a operação de retorno ou nas
curvas, principalmente com veículos pesados, como caminhões, ônibus ou
máquinas, quando estão com os tanques cheios de óleo.
Os vazamentos de óleo podem ser atribuídos também às tampas dos
tanques que, às vezes, vedam mal, estão gastas ou mal fechadas. Os
grandes vazamentos de óleo diesel ocorrem também por furo ou falta de
tampa no tanque de combustível de caminhões, ônibus e máquinas pesadas.
Ocorre também derramamento de óleo nos acidentes, quando no impacto da
batida, arrebenta o cárter (reservatório de óleo).
Muitas vezes, o vazamento ocorre por falta de manutenção preventiva
nos veículos, como vazamento em retentores do motor, nas mangueiras de
óleo de freios, e outros. Ocorrem também quando o motor superaquece e
funde.
Nos acidentes com vazamento de óleo na pista, os motociclistas são as
maiores vítimas. O óleo derramado faz com que o pneu deslize e
geralmente os motociclistas perdem o controle das motocicletas e acabam
indo ao chão.
De acordo com a Defesa Civil, os acidentes na rua de paralelepípedo
são mais problemáticos em comparação ao asfalto, pois no asfalto o óleo
seca mais rápido. “No paralelepípedo, mesmo quando colocado o pó de
serragem, o local ainda fica escorregadio por um certo tempo”, alertou o Diretor da Defesa Civil.
Desde o início do ano, a Defesa Civil atendeu duas ocorrências, em decorrência do derramamento de óleo na pista,
em locais como:
– Na Rua Cândido Dias Tostes, via de paralelepípedo, onde
ocorreram uma queda de motociclista com ferimentos leves;
– Na RJ-200 devido uma colisão frontal entre um uno e um gol, via asfaltada, no qual foi solicitado pela Policia Militar.
Deve ultrapassá-la o local, mantendo a moto mais neutra possível. Ou
seja, o motociclista não deve acionar os freios, nem acelerar de forma
alguma, apenas acionar a embreagem e passar em linha reta. Agindo assim,
as chances de evitar uma queda são maiores.
1º) Avistando um derramamento de óleo na pista, antes de entrar nela,
freie ainda na parte seca da pista, diminua uma ou mais marchas para
tentar parar o carro e desviar do perigo. Ligue o pisca-alerta para
avisar os motoristas de trás.
2º) Quando ocorre derramamento de óleo na pista, percebe-se a
distância uma mudança da cor no asfalto, uma mancha com leve cor, de
tons de arco-íris, ou a cor de água com sabão, e normalmente sente-se um
forte cheiro de óleo diesel, fique atento porque um caminhão, um ônibus
ou uma máquina pesada, passou há pouco tempo vazando combustível.
3º) Nunca freie o carro em cima da poça de óleo, pois o óleo
prejudica a aderência dos pneus, deixando o carro ou moto desgovernado;
4º) Caso você não tenha percebido antes da mancha ou poça de óleo, e
se for inevitável ter que passar por ela, mantenha-se na marcha a
velocidade em que está e não pise em nenhum pedal, mantenha as duas mãos
firme no volante. Lembre-se: se frear, podem travar as rodas e o carro
ficar sem controle; se pisar na embreagem para baixar a marcha o carro
vai ficar solto;
5º) Se o carro jogar para o lado, não tente ajeitar no volante,
porque ele não vai responder. O volante fica ‘bobo’, sem resposta, e
girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem ainda
mais soltas, com grandes chances do carro rodar na pista;
6º) Se puder desviar da poça de óleo, melhor ainda, nem que isso te
custe fazer um trajeto maior. Só quem passou por isso sabe a sensação de
impotência e de falta de domínio do carro.