Defesa Civil de Miracema alerta sobre cuidados com óleo na pista

 
Defesa Civil de Miracema alerta sobre cuidados com óleo na pista
A Defesa Civil de Miracema alerta quanto aos cuidados para evitar acidentes em caso de derramamento de óleo na pista. Geralmente, nesses casos, o apoio da Defesa Civil é solicitado pelo Corpo de Bombeiros e/ou Policia Militar e também por munícipes, tendo em vista o risco iminente de acidente no local, pois a via fica escorregadia.
Para acionar a Defesa Civil, os telefones são o 199 ou 3852-2225. A equipe trabalha em sistema de plantão.
Em decorrências das constantes ocorrências de derramamento de óleo na pista, e da sua gravidade, podendo agravar mais com a demora no atendimento, no sentido de sinalizar e espalhar a serragem no óleo, a Defesa Civil mantém um estoque de pó de serragem, guardado dentro de sacos, em local estratégico e de fácil remoção, para deslocamento o mais urgente possível para o local das ocorrências.
“O pó de serragem espalhado na mancha ou poça de óleo serve para secá-la, absorvendo o óleo”, explicou o Diretor da Defesa Civil.
Ele destacou que os derramamentos de óleo ocorrem mais nas curvas e nas rotatórias, quando os veículos fazem a operação de retorno ou nas curvas, principalmente com veículos pesados, como caminhões, ônibus ou máquinas, quando estão com os tanques cheios de óleo.
Os vazamentos de óleo podem ser atribuídos também às tampas dos tanques que, às vezes, vedam mal, estão gastas ou mal fechadas. Os grandes vazamentos de óleo diesel ocorrem também por furo ou falta de tampa no tanque de combustível de caminhões, ônibus e máquinas pesadas. Ocorre também derramamento de óleo nos acidentes, quando no impacto da batida, arrebenta o cárter (reservatório de óleo).
Muitas vezes, o vazamento ocorre por falta de manutenção preventiva nos veículos, como vazamento em retentores do motor, nas mangueiras de óleo de freios, e outros. Ocorrem também quando o motor superaquece e funde.

Grande perigo
Nos acidentes com vazamento de óleo na pista, os motociclistas são as maiores vítimas. O óleo derramado faz com que o pneu deslize e geralmente os motociclistas perdem o controle das motocicletas e acabam indo ao chão.
De acordo com a Defesa Civil, os acidentes na rua de paralelepípedo são mais problemáticos em comparação ao asfalto, pois no asfalto o óleo seca mais rápido. “No paralelepípedo, mesmo quando colocado o pó de serragem, o local ainda fica escorregadio por um certo tempo”, alertou o Diretor da Defesa Civil.

Ocorrências
Desde o início do ano, a Defesa Civil atendeu  duas ocorrências, em decorrência do derramamento de óleo na pista, em locais como:
– Na Rua Cândido Dias Tostes, via de paralelepípedo, onde ocorreram uma queda de motociclista com ferimentos leves;
– Na RJ-200 devido uma colisão frontal entre um uno e um gol, via asfaltada, no qual foi solicitado pela Policia Militar.

O que o motociclista deve fazer ao se deparar com óleo na pista e não for mais possível desviar da poça de óleo?
Deve ultrapassá-la o local, mantendo a moto mais neutra possível. Ou seja, o motociclista não deve acionar os freios, nem acelerar de forma alguma, apenas acionar a embreagem e passar em linha reta. Agindo assim, as chances de evitar uma queda são maiores.

O que fazer quando deparamos com óleo na pista?
1º) Avistando um derramamento de óleo na pista, antes de entrar nela, freie ainda na parte seca da pista, diminua uma ou mais marchas para tentar  parar o carro e desviar do perigo. Ligue o pisca-alerta para avisar os motoristas de trás.
2º) Quando ocorre derramamento de óleo na pista, percebe-se a distância uma mudança da cor no  asfalto, uma mancha com leve cor, de  tons de arco-íris, ou a cor de água com sabão, e normalmente sente-se um forte cheiro de óleo diesel, fique atento porque um caminhão, um ônibus ou uma máquina pesada, passou há pouco tempo vazando combustível.
3º) Nunca freie o carro em cima da poça de óleo, pois o óleo prejudica a aderência dos pneus, deixando o carro ou moto desgovernado;
4º) Caso você não tenha percebido antes da mancha ou poça de óleo, e se for inevitável ter que passar por ela, mantenha-se na marcha a velocidade em que está e não pise em nenhum pedal, mantenha as duas mãos firme no volante. Lembre-se: se frear, podem travar as rodas e o carro ficar sem controle; se pisar na embreagem para baixar a marcha o carro vai ficar solto;
5º) Se o carro jogar para o lado, não tente ajeitar no volante, porque ele não vai responder. O volante fica ‘bobo’, sem resposta, e girá-lo para qualquer um dos lados só vai fazer as rodas ficarem ainda mais soltas, com grandes chances do carro rodar na pista;
6º) Se puder desviar da poça de óleo, melhor ainda, nem que isso te custe fazer um trajeto maior. Só quem passou por isso sabe a sensação de impotência e de falta de domínio do carro.