CEMADEN: 05/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 05/12/2017
Nesta terça-feira (05/12), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com possibilidade de pancadas localmente fortes, podendo gerar acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, condição que favorece eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias. Além disso, a chuva prevista poderá incrementar os acumulados pluviométricos já observados nos últimos dias, condição favorável a eventos de movimentos de massa. Destaca-se o a Região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira, grande parte do Espírito Santo, onde é ALTO o risco de ocorrência de eventos de movimentos de massa, inundações e enxurradas. Na mesorregião de Teófilo Otoni em Minas Gerais, nordeste do Espírito Santo, e Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, o risco de eventos geo-hidrológicos é MÉDIO, enquanto nas demais mesorregiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o risco é BAIXO.

  • Região Centro-Oeste: Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Há previsão de pancadas de chuva em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Estas podem gerar altos acumulados em curto intervalo de tempo. Porém, a região é menos suscetível, o que torna BAIXO o risco de ocorrência de eventos hidrológicos em grande parte da Região citada, sendo o risco MÉDIO para a Região Metropolitana de Campo Grande e Corumbá.

  • Região Nordeste: Bahia.
Há previsão de continuidade de chuva com possibilidade de pancadas no sul da Bahia. Estas podem gerar altos acumulados em curto intervalo de tempo. No entanto, ainda é BAIXO o risco de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

Comentários